Localidade de Porongos

  • Localidade de Porongos

    Assunto: Interior  |   Publicado em: 24/08/2023 às 11:53   |   Imprimir

Destacamos três grandes fazendeiros, que se apropriaram de grandes extensões de terras na região de Santa Bárbara, na década de 1820, por despacho do Comandante Geral das Missões. São eles: Manoel José da Encarnação, Joaquim Thomas da Silva Prado e Atanagildo Pinto Martins.

Um dos primeiros povoadores paulistas a se instalarem na região de Cruz Alta foi o fazendeiro Manoel José da encarnação, o qual se apropriou de extensas áreas de terras nos atuais municípios de Panambi, Santa Bárbara do Sul, Palmeira das Missões e Cruz Alta. 

Na localidade de Linha Encarnação (atual município de Panambi) onde existia uma paineira centenária, seria onde Manoel José da Encarnação teria construído a sede de sua fazenda.

No entanto, a maior parte das terras que pertencia a Manuel José da Encarnação e sua parentela, estaria localizado no território do atual município de Santa Bárbara do Sul, os quais são até hoje conhecidos como “Campos do Encarnação”.

Conforme a tradição oral, Manoel José da Encarnação teria trazido de São Paulo duas imagens de madeira em estilo barroco português, uma de Nossa Senhora de Conceição, que está atualmente na igreja da localidade de Linha Encarnação. A outra imagem de São José estaria na Fazenda São José do Atalho, que pertencera ao Cel. Tasso de Moraes Silveira.

Para o nome da localidade de Porongos existe duas versões: a primeira refere-se ao rio Caxambu, que antigamente se chamava “Porongos”, como consta em mapas e cartas cartográficas do século XIX, não se sabe ao certo o motivo da troca do nome do rio. Outra versão seria as sementes de porongo plantadas pelos tropeiros que passavam constantemente por essas bandas, para mais tarde  colher o porongo e produzir a cuia para o mate.

Foi nessa localidade, que em 07 de julho de 1837, travou-se o Combate de Porongos entre tropas farroupilhas e a Leal Divisão Cruz Altense (Imperais), saindo os primeiros vencedores e instaurando o regime republicano no antigo município de Cruz Alta.