Nos primórdios, a região onde hoje se localiza o município de Santa Bárbara do Sul, pertencia a grande estância missioneira do Povo de São Lourenço. Cada estância subdividia-se em postos de criação de gado e vigilância, nos quais erigiam-se pequenas capelas. A presença no município da imagem missioneira de Santa Bárbara esculpida em cedro, pode ser originária de alguma destas capelas.
A Imagem Missioneira de Santa Bárbara é reconhecida pelo IPHAN como “missioneira”. A imagem foi esculpida em cedro por indígenas entre o fim do século XVII e início do século XVIII.
Lenda: Diz a tradição oral que a imagem de Santa Bárbara era venerada na estância de Athanagildo Pinto Martins e foi passada de geração em geração pelos estancieiros de Santa Bárbara. Até que um dos guardiões mudou-se para Boi Preto (atual município de Chapada) casou-se novamente e, como sua esposa não acreditava em imagem de santos, a estátua foi jogada no galpão. Acreditando ser um castigo por tirar a imagem de sua terra natal, Chicuta providenciou o retorno da imagem para Santa Bárbara. Escolheu como novo guardião da imagem o Sr. Victor Dumoncel (2º) que faleceu em 1941, deixando a incumbência para a sua filha Maria Dumoncel Neves (Doninha) que providenciou o retorno da imagem a Santa Bárbara do Sul. Atualmente, a estátua missioneira se encontra em posse da Família Prestes.
Texto e Pesquisa: Linara Cristina dos Santos – Historiadora
Execução: João Bóllico - Jornalista MTB 19473 / RS