• Após instrução normativa da Receita Federal sobre o valor da terra nua, Santa Bárbara apresentará dados técnicos

Assunto: Fazenda  |   Publicado em: 19/06/2019 às 12:46   |   Imprimir

A Receita Federal do Brasil publicou, no Diário Oficial da União em março, a Instrução Normativa 1.877 de 14 de março de 2019, referente ao Valor da Terra Nua por hectare (VTN/ha).

O ato teve por finalidade orientar sobre a prestação de informações, para que seja apurado o arbitramento da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR).

Em Santa Bárbara do Sul, a Administração Municipal, conforme a instrução da Receita contratou uma empresa com profissionais habilitados que puderam assumir a demanda de avaliação com métodos modernos para destacar o valor final da terra nua que reflete diretamente no ITR.

Na manhã de quarta-feira (19), o prefeito Mário Filho recebeu em seu gabinete a vice-prefeita Marivane Kuhn, secretário de Fazenda Airton Scheffler, colaboradores da Secretaria de Fazenda Luize Rodrigues, Grasiane Brondani e Genilson Bender (Diny), assessor Jurídico Adelar Pazinato, profissional contratado Rômel Silva Kerber, além da responsável pelo escritório da Emater em Santa Bárbara do Sul Analu Mello e o presidente do Sindicato Rural Libório Araldi. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Celso Picinini foi convidado a participar, mas devido a compromissos anteriormente agendados não pôde se fazer presente.

No encontro, foram apresentados pelo profissional Rômel os métodos de avaliação e também ações para serem tomadas junto aos produtores rurais e poder público, uma vez que estas relações são fundamentais.

O grupo agendou uma apresentação de dados para a comunidade prevista para dia 25 de junho, terça-feira, às 19h, no auditório do Sindicato Rural, com presenças dos produtores rurais, contadores e também integrantes do Poder Legislativo, como presidente e demais vereadores e colaboradores.

Texto: João Bóllico / Fotos: João Bóllico e Leandro Lui