Primeira inseminação do Dissemina

• Momento histórico: programa Dissemina realizou primeira inseminação em Santa Bárbara

Assunto: Agricultura e Meio Ambiente  |   Publicado em: 16/07/2018 às 10:08   |   Imprimir

A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul foi contemplada com recursos e equipamentos para realização do Programa Estadual Dissemina, o qual busca a excelência na produção da carne e do leite gaúchos e a sua valorização pelos aspectos diferenciais do Rio Grande do Sul, através da inseminação artificial.

São contemplados gratuitamente agricultores e pecuaristas familiares de municípios que aderirem ao Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite.

Na manhã de sexta-feira (13), a médica Veterinária santa-barbarense Cassiana Zdanski que integra a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou a primeira inseminação do programa em uma vaca, na propriedade de Carlito José e Cléia Eberhardt, na localidade de Álvaro Nunes Pereira.

Conforme Cassiana, o comprometimento do município é muito importante, pois está colaborando com vidas animais e com a renda das famílias do campo.

O prefeito Mário Filho, que também é profissional de inseminação artificial destacou a importância de ofertar estes programas às famílias do interior que colaboram diretamente na economia e nos ganhos do município como um todo.

“Ia ser muito caro o sêmen, aí a gente viu logo e veio atrás, né... e deu certo”, disse Cleia Eberhardt, feliz com o procedimento em uma de suas vacas.

A médica Cassiana continuará com os trabalhos de acompanhamento da futura gestação, até o nascimento, conforme proposta do programa adotado pela Administração.

Texto e Fotos: João Bóllico