Nova pick-up integra frota da Saúde

• Nova pick-up integra frota de veículos da Saúde de Santa Bárbara do Sul

Assunto: Transportes  |   Publicado em: 04/07/2018 às 08:53   |   Imprimir

A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul recebeu na terça-feira (03) a nova pick-up Fiat Toro Freedom que agora fortalece a frota de veículos da Secretaria de Saúde de Santa Bárbara do Sul.

Na oportunidade o prefeito Mário Filho, juntamente com a vice-prefeita Marivane Kuhn, assessor de Planejamento Bábilo Ferreira, secretária de Saúde Juliana Armborst e coordenador dos Transportes Paulo Teixeira realizaram a vistoria no veículo e avaliaram o veículo para os trabalhos de interior da Saúde.

O veículo foi adquirido através da emenda parlamentar do deputado Federal Jerônimo Goergen do Progressistas de R$ 150.000,00, através da indicação do vereador Genilson de Oliveira Bender (Diny), sendo que o custo do veículo foi de R$ 125.990,00. O restante do valor será devolvido.

Conforme a assessoria de Planejamento, a compra deverá passar pelo Conselho Municipal de Saúde o qual diante do veículo já recebido, deverá autorizar o pagamento.

Entendendo o mecanismo de compra

As compras de veículos são permitidas conforme cronogramas anuais que permitem ou vetam escolhas de perfis de automóveis, respeitando os períodos legais para abertura de licitação para aquisição dos mesmos.

Após a escolha do tipo de veículo permitido para compra, através da emenda parlamentar, o processo de licitação entra em ação e define ao final a empresa que apresentar o menor preço como vencedora ao atender as especificações e que deverá entregar o produto adquirido.

A Administração Municipal não pode intervir no processo de licitação ao solicitar ou até mesmo indiretamente direcionar a um veículo específico. O trabalho de licitação é regido pelos princípios centrais da competitividade e economicidade.

A verba encaminhada através da emenda apresentou especificações limitadas quanto à compra e que foram cumpridas pelo processo licitatório.

A compra da Fiat Toro foi realizada através de pregão eletrônico, considerado o mais abrangente e transparente entre as modalidades de licitações a qual não descarta as qualidades das demais plataformas.

A ampla divulgação da compra esteve em circulação no mês de abril nos Diários Oficiais do Estado, Famurs e União, além do Jornal Cidades e o resultado publicado no Jornal Minuano em junho.

Texto e Fotos: João Bóllico