Santa Bárbara do Sul dá início ao programa Planejamento Familiar com tecnologia contraceptiva

  • O Projeto é uma parceria da Secretaria de Saúde com a ONG Brasil sem Grades

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 08/11/2021 às 07:56   |   Imprimir

No Brasil, a gravidez é a terceira causa de morte na adolescência e só perde para causas externas e congênitas, o que mostra o risco para a saúde da gestação em adolescentes, principalmente quando indesejada.

Em Santa Bárbara do Sul, o Projeto Planejamento Familiar, da Secretaria de Saúde, em uma parceria com a ONG Brasil sem Grades, vai possibilitar orientar jovens famílias e, através de métodos mais responsivos e gratuitos, de fato contribuir para que não ocorram gestações indesejáveis.

Na quarta-feira (03), a vice-prefeita e secretária de Saúde Marivane Kuhn acompanhou o início do projeto junto dos médicos Thiago Duarte e Ricardo Severo, enfermeiras Bruna Siqueira e Gisa Maschio e outras equipes da ESF Zósimo Ribas. 

Para também marcar o início do programa, o médico Thiago Duarte, que é deputado Estadual conversou com algumas mulheres do município sobre a importância de se fazer planejamento familiar e principalmente sobre a prevenção da gravidez na adolescência. Vinte mulheres que participaram do lançamento já puderam receber a alternativa contraceptiva, que no mercado pode custar até R$ 2 mil. 

O método consiste em implantes subcutâneos, que ajudam especialmente as mulheres mais jovens, que não se adequaram aos anticoncepcionais orais e injetáveis. Os implantes também são de menor impacto no metabolismo.

Texto: João Bóllico

Fotos: Deputado Thiago Duarte