• Santa Bárbara tem primeiro caso suspeito de Covid-19; Executivo divulga decreto com determinações e orientações

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 16/03/2020 às 13:43   |   Imprimir

Caso suspeito

A Secretaria de Saúde de Santa Bárbara do Sul divulgou na manhã desta segunda-feira (16), durante reunião emergencial na Prefeitura Municipal, que há um caso suspeito de Coronavírus no município. Conforme a secretária Juliana Armborst, todos os testes para comprovação já foram realizados e a equipe de Vigilância Epidemiológica aguarda os laudos finais.

A identidade do indivíduo suspeito não será divulgada e se caso o teste dê positivo a pessoa deverá ficar em quarentena domiciliar.

Reunião de emergência

Na reunião de emergência realizada no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal, onde participaram prefeito, vice-prefeita, secretários, coordenadores e assessores foram discutiram ações de contenção ao Coronavírus (Covd-19) que está cada vez mais próximo do município.

As equipes estruturaram ações preventivas e de emergência, além de adotar as medidas efetivas de orientações do Ministério da Saúde e Governo do Estado que preveem inclusive cancelamento de eventos com aglomerações.

Todas as ações estão reunidas em forma de Decreto (4.883/2020), que determina às esferas públicas o cumprimento e orienta a comunidade em geral.

Ações efetivas

Secretaria de Assistência Social: Cancelamento de atividades do Centro de Convivência para Idosos e Cancelamento de oficinas e reuniões do Cras;

Secretaria de Saúde: Orientações gerais às equipes de Saúde para atendimento; uso de equipamento de proteção (luvas e máscaras) em caso de necessidade ou presença de suspeitos; antecipação da reinauguração do Posto de Saúde Central para auxiliar no escoamento de atendimentos e evitar aglomerações, antecipação da Campanha de Vacinação contra H1N1 para de 20/03 a 09/05 como auxílio para diagnóstico, bem como permanência de visitas em domicílio para mapeamento de casos suspeitos ou vulnerabilidade.

Secretaria de Educação: Serão mantidas as aulas, tendo em vista que crianças e jovens não pertencem aos grupos de risco, mas as equipes de educação estarão atentas para avaliar e agir em conjunto da família diante de sintomas de disseminação e vulnerabilidade, como por exemplo: crianças asmáticas ou presença de avós ou pais doentes na família.

Administração Municipal: Cancelados cursos e viagens de servidores em outras cidades, bem como, diante de avaliação médica, afastamento de colaboradores doentes e em vulnerabilidade.

Eventos: Cancelados por tempo indeterminado Rústica Amigos do Mindão, Campeonato Municipal de Futebol Sete, Caminha da Lua, eventos diversos que seriam realizados na Casa da Cultura por iniciativa pública e 21ª Feicas – nova data a ser divulgada.

Orientações gerais para a comunidade

Público de risco: Pessoas com idades acima de 60 anos, em especial com doenças crônicas, como hipertensão, diabetes descompensado, doenças respiratórias e fumantes.

Rotina: Lave bem as mãos em todas as circunstâncias (ao utilizar corrimão, encostar em maçanetas), use álcool em gel 70% em todas as circunstâncias (utilizar a mesma caneta, pegar um copo ou xícara para alguém, manipular dinheiro ou cartão de crédito), em caso de adoecimento, permaneça em casa e cuide-se, pois pode ser apenas um resfriado, mas se houver falta de ar, procure uma unidade de saúde. Não há necessidade de ir até o posto de saúde diante de sintomas leves, pois não há o que ser feito, apenas permaneça em casa.

Bom senso: Evite contatos pessoais ao cumprimentar, não compartilhe objetos e utensílios (copos, chimarrão), não visite pessoas em vulnerabilidade, como idosos ou pessoas com doenças, pois você pode estar contaminado e não apresentar sintomas.

Se a população seguir as orientações vamos combater o Coronavírus!

Texto e card: João Bóllico