Santa Bárbara do Sul terá campanha de vacinação contra o Sarampo

• Santa Bárbara do Sul terá campanha de vacinação contra o Sarampo

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 30/01/2020 às 11:48   |   Imprimir

Está agendada para ocorrer entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março mais uma Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Dividida em duas etapas, a campanha ocorre nesse primeiro momento vacinando cidadãos com idades entre 5 e 19 anos. O ‘Dia D’ está agendado para 15 de fevereiro. Em Santa Bárbara do Sul todas as vacinas serão realizadas na ESF Zósimo Ribas, no ‘Dia D’, das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia e nos demais dias, na sala de vacina, das 7h às 13h.

Nessa primeira etapa, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Santa Bárbara, Márcia Raquel Baumgratz, explica que é fundamental a apresentação da carteira de vacinação, mas mesmo quem não possui deve ser vacinado. “Prevenir é o melhor remédio”, destacou.

A doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbilivirus, com elevada transmissibilidade e que pode atingir pessoas de qualquer faixa etária. Até o momento, a vacina é a única forma de prevenir a ocorrência do sarampo.

A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre quatro dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Texto: João Bóllico / Foto: Internet/Divulgação