• Sistema de ensino municipal de Santa Bárbara dá exemplo e garante aprendizado durante quarentena

Assunto: Educação  |   Publicado em: 08/04/2020 às 11:02   |   Imprimir

Santa Bárbara do Sul, através da Secretaria de Educação potencializou as atividades de ensino do município à distância, em virtude da quarentena imposta pela pandemia de Coronavírus, onde centenas de crianças e jovens passaram a aprender de casa.

Diante desta situação, a plataforma Positivo On, do Sistema Aprende Brasil, que rege a qualidade virtual do ensino público santa-barbarense passou a ser ainda mais utilizada e, conforme pais, familiares e profissionais de educação, têm fornecido boas alternativas didáticas para suprir as aulas presenciais.

O sistema fornece estratégias, banco de dados, relatórios, acervos literários, ferramentas diversas para aplicação das ações de ensino, além de disponibilizar um fácil e acesso e boa comunicação entre emissor de informação e receptor, no caso, professor e aluno.

Diferenciais do Sistema Positivo na quarentena

Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental: O aluno tem acesso a conteúdos, como histórias, músicas, vídeos, jogos, atividades, potencializando a aprendizagem de forma lúdica.

A partir do 2º Ano do Ensino Fundamental: Os alunos e professores contam com recursos e conteúdos digitais que potencializam o ensino e a aprendizagem, entre eles destacam-se: Trilhas de aprendizagem compostas de vídeos, imagens, textos, atividades e jogos; Sistema de avaliações e atividades on-line; Relatórios para acompanhamento do desenvolvimento do aprendizado pessoal; Comunicação Integrada com professores; Acesso a um conjunto de recursos por meio do Carrossel (ferramenta de diversidade e envolvimento de pessoas e diferentes conteúdos).

A Secretaria de Educação destacou a importância do investimento na Rede Positivo, que se confirma ainda mais ao evidenciar sua necessidade em um momento atípico que o mundo vivencia.

Nas imagens, familiares e crianças compartilham seus momentos de aprendizagem enquanto se protegem em casa.

Texto: João Bóllico / Fotos: Arquivos Pessoais