Projeto Constituição em miúdos

• Projeto em Santa Bárbara aborda temática atual: Constituição em miúdos

Assunto: Educação  |   Publicado em: 30/08/2018 às 09:34   |   Imprimir

Em decorrência dos 30 anos de criação da Constituição Federal do Brasil e pela crescente demanda de esclarecimentos sobre direitos e deveres dos cidadãos, a Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Santa Bárbara do Sul promoveu, em parceria com a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, o projeto “Constituição em Miúdos”.

O projeto foi realizado com os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. No decorrer do mesmo, os estudantes realizaram um estudo da cartilha fornecida pela Assembleia Legislativa do Estado, a qual apresenta a constituição brasileira de forma simplificada e didática que possibilita maior clareza e entendimento sobre os direitos e deveres de cada cidadão.

Como culminância do projeto, os estudantes produziram frases e desenhos que deveriam responder ao seguinte questionamento: “O que é ser cidadão para você?” Dentre os trabalhos realizados, as três melhores frases e os três melhores desenhos foram selecionados e estão expostos no hall da Smecd, junto ao Largo Ildefonso Gomes Moreira, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura Municipal.

As três melhores frases são de autoria de Jamile Moraes (estudante do nono ano da Emef Joaquim de Moura), Misael Girardi Moraes (estudante do oitavo ano da Emef Bom Pastor) e Luís Felipe Silva Santos (estudante do sétimo ano da Emef Clemente Corvalão). Os três melhores desenhos são de autoria de Lucas Damiani e Maicon Birkhann (ambos do nono ano da Emef Egydio Véscia) e Lucas dos Santos de Mello ( sétimo ano da Emef Bom Pastor).

Texto: Vanessa Lago Sari/João Bóllico / Fotos: Smecd