Saúde Pública: Alô, Corsan!

• Em Santa Bárbara, falta de investimento da Corsan coloca saúde pública em risco

Assunto: Cidade  |   Publicado em: 27/11/2018 às 08:54   |   Imprimir

Em três anos consecutivos nenhum centavo foi destinado aos serviços de esgotamento sanitário de Santa Bárbara do Sul, conforme os relatórios dos exercícios de 2015, 2016 e 2017 emitidos pela Corsan – Companhia Rio-grandense de Saneamento.

Desde 2008 existe uma concessão que prevê este tipo de manutenção e mesmo assim, em conjunto de inúmeras solicitações do Executivo junto a superintendência em Porto Alegre, nenhum investimento foi registrado em uma década.

Um dos bairros mais afetados é o Bairro São José Operário, onde centenas de moradores sofrem há mais de 30 anos com os problemas de esgotamento pluvial e sanitário que não são adequados e todos os dejetos são encaminhados a córregos que ficam a cerca de um metro das residências.

O morador Laércio Santana conta que é difícil viver assim e ressalta: “no verão é muito complicado, tem muito mosquito, além do mau cheiro”.

O Prefeito Mário Filho destaca que o problema iniciou quando as casas começaram a ser construídas de modo irregular, em locais impróprios, em meados dos anos 80, onde a construção de fossas e demais instalações de saneamento particular se tornaram quase impossíveis diante da umidade do solo o que compromete também qualquer ação da Administração, tendo em vista ainda a concessão com a Corsan, prevista para resolver o problema.

Na manhã de segunda-feira (26) colaboradores públicos, juntamente com a vice-prefeita Marivane Kuhn realizaram orientações e coletaram assinaturas para que seja mais um artifício de pressão para que o problema seja saneado.

Na oportunidade foi produzida uma reportagem especial pela Web TV da Prefeitura que contou ajuda do vereador Dejair de Oliveira que é morador do bairro e conhecedor dos problemas daquela comunidade.

A reportagem pode ser acompanhada no Facebook oficial da Prefeitura de Santa Bárbara do Sul.

O que diz a Corsan

A Companhia, através do gerente local José Francisco But, em entrevista à Rádio Blau Nunes na manhã de terça-feira (27), disse pensar do mesmo modo que a Administração, em busca de soluções. Ressaltou que os investimentos, em relação a concessão em Santa Bárbara do Sul são destinados apenas para o esgotamento sanitário e que demais serviços estão concentrados na manutenção do abastecimento de água.

But reforçou que grandes projetos dependem de avaliação e validação técnica de Porto Alegre para possam acontecer, bem como abertura para maiores investimentos financeiros.

Texto: João Bóllico | Fotos: Leandro Lui