• Dengue em Santa Bárbara: Secretaria de Saúde atua e pede ajuda no combate ao mosquito

Assunto: Vigilância  |   Publicado em: 04/04/2019 às 12:30   |   Imprimir

Apenas durante o mês de março houve três casos suspeitos de dengue em Santa Bárbara do Sul, conforme a equipe de Vigilância em Saúde. Foram realizadas coletas de sangue que foram encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), onde é aguardado o resultado e, isto tudo, segundo a enfermeira Epidemiológica responsável Márcia Baungratz, em virtude de o município ter recebido visitas de pessoas de outros estados com a doença em percurso, uma vez que foi necessário ficar em alerta para possíveis casos de dengue nos santa-barbarenses.

A Secretaria de Saúde destaca que quando existe uma pessoa suspeita ou com a dengue confirmada é necessário ficar de repouso em casa, de preferência usar repelente ou mosquiteiro para que nenhum mosquito possa vir a picar e começar uma transmissão da doença.

Quando acontece um caso suspeito é realizada a delimitação de foco pelos agentes de endemias e o bloqueio vetorial químico (aplicação de inseticida) para o controle do Aedes Aegypti na área delimitada. O procedimento será realizado após os laudos técnicos confirmarem as suspeitas.

Os sintomas mais comuns relatados por pessoas que contraíram o vírus da Dengue são: febre, enxaqueca, mialgia, vômito, náuseas, dor nas costas, conjuntivite, entre outros. Destaca-se que toda pessoa com suspeita deve procurar atendimento na unidade de saúde mais próxima.

Como combater o mosquito Aedes Aegypti

A principal ação que a população tem é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano.

É importante: manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água; lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água; manter caixas d’agua bem fechadas; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana; trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; acondicionar pneus em locais cobertos; fazer sempre manutenção de piscinas; tampar ralos; colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento; não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas; vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente; limpar sempre a bandeja do ar condicionado; lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água; catar sacos plásticos e lixo do quintal. (fonte do ministério da saúde)

A Administração Municipal destaca ainda que o Mosquito Aedes Aegypti transmite além da dengue, a Zika, Febre Chikungunya e a Febre Amarela.

Texto e foto/arquivo: João Bóllico