Conferência da Saúde da Mulher traz debate e incentiva ações em Santa Bárbara

• Durante a conferência foi apresentado o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 27/04/2017 às 10:58   |   Imprimir

De 9 a 11 de junho de 2017 será realizada, em Porto Alegre, a 1ª Conferência Estadual da Saúde da Mulher do Rio Grande do Sul – 1ª CESMu/RS. Essa será a etapa estadual da 2ª Conferência Nacional da Saúde da Mulher, que acontecerá de 1º a 4 de agosto, em Brasília.
Com foco nas conferências estadual e nacional, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara do Sul, em conjunto com o departamento de conselhos, gabinete da vice-prefeita, Poder Legislativo, entre outros órgãos, realizou a Conferência da Saúde da Mulher, na quarta-feira (26), na Secretaria da Saúde, onde cinco eixos foram debatidos para fortalecimento de ações de atenção à mulher.
Os eixos abordados foram: 1º “situação da saúde das mulheres e os determinantes econômicos, sociais e ambientais que levam ao adoecimento”, 2° “políticas públicas para mulheres e participação social”, 3º vulnerabilidades e equidade da vida e saúde das mulheres”, 4° “o mundo do trabalho e suas consequências da vida e da saúde das mulheres” e 5° “o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e saúde das mulheres”.
 A apresentação dos eixos, em conjunto com as falas das ministrantes, coordenadora dos conselhos Aline Besestil, assessora do gabinete da vice-prefeita Marina Ferri Ritter, conselheira do Conselho Municipal de Saúde Elisiane Wommer, coordenadora da saúde Juliana Armborst e presidente do Conselho Municipal de Saúde Iraci Hilgert.
Após os estudos dos eixos e aprovação das propostas a vice-prefeita Marivane Kuhn, através de seu gabinete, apresentou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Comdim que atuará na defesa e orientação ao público feminino.
Ao fim da plenária foram eleitos como delegados representantes dos prestadores de serviços ao SUS: fisioterapeuta Marilei Tonon Utzig e farmacêutico Glênio Barbosa e como representantes dos usuários do SUS, Deivis Jr. Oss Emmer e Daiana Lírio que darão continuidade aos debates em outras plenárias e conferências.
O secretário de Saúde Eberson Saggioratto e a coordenadora de Saúde Juliana Armborst abordaram a importância da conferência na saúde municipal, bem como abertura deste espaço para o diálogo.
A presidente do Legislativo e primeira-dama do município Marilei Tonon Utzig também ressaltou a importância do envolvimento com a causa.

Texto: João Francisco Bóllico

Foto: João Eduardo Fogaça