Reunião do Comaja abordou saúde, turismo, agricultura e segurança

• Encontro realizado em Boa Vista do Cadeado reuniu maioria dos prefeitos (a) do consórcio.

Assunto: Comaja  |   Publicado em: 01/05/2017 às 17:45   |   Imprimir

Realizada na sexta-feira (28), em Boa Vista do Cadeado, durante a abertura da primeira Feira do Cadeado – Fecad, reunião teve participação, além do prefeito anfitrião Fábio Barasuol, mais de 20 representantes municipais e estaduais, entre eles o presidente do Consórcio dos Municípios do Alto Jacuí – Comaja e prefeito de Saldanha Marinho Volmar Telles do Amaral, presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí - Amaja e prefeito de Santa Bárbara do Sul Mário Filho, vice-presidente da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí – Amasbi e prefeito de Tio Hugo Gilso Paz,  secretário Executivo do Comaja João Schemmer e secretário Estadual dos Transportes Pedro Westphalen.

O encontro contou com a participação dos colaboradores do Comaja, turismóloga Carolina Lopes e diretor de Meio Ambiente Everton Lagemann que pautaram o andamento dos trabalhos em âmbitos específicos do consórcio nos municípios.

A reunião abordou a aprovação das tabelas de valores de procedimentos cirúrgicos, regionalização dos partos e negociações relacionadas ao convênio com Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta, através da fala do diretor financeiro da instituição Gelson Schneider.

As autoridades debateram ainda sobre regionalização do sistema de inspeção dentro do eixo meio ambiente, licitações e recadastramento imobiliário, além de planta de árvores. Dialogaram ainda sobre outorga de poços artesianos, energia fotovoltaica para prédios públicos e no aspecto segurança, trataram sobre o convênio do sistema estadual de segurança pública integrada do Estado e maneiras de negociação com PPP’s (parcerias público-privadas).

Presidentes e prefeitos Volmar Telles (Comaja), Mário Filho (Amaja) e Gilso Paz (Amasbi), conduziram o encontro juntamente com João Schemmer e agradeceram o empenho das demais autoridades representantes regionais e estaduais no progresso comum.

Ao final do encontro, após jantar, todos acompanharam a abertura da primeira Feira do Cadeado – Fecad.

Texto e fotos: João Francisco Bóllico

Assessor Amaja