✅ #Histórico | O prefeito Mário Filho, de Santa Bárbara do Sul assinou, através do Comaja - Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, na terça-feira (14), em Ibirubá/RS, aditivo de contrato de saneamento com a Aegea, empresa que absorveu a Corsan, com objetivo de qualificar os serviços de saneamento básico no município.
Acompanharam o prefeito durante a assinatura do aditivo, a assessora Jurídica Karina Doninelli e o procurador Jurídico Marcos Lusa.
Com a formalização do contrato de concessão, o prefeito garantiu aporte de R$ 30 milhões em investimentos para atingir a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitário até 2033, e garantir que todas as obrigações definidas por lei sejam cumpridas para melhorar a qualidade de vida dos munícipes, conforme Marco Legal do Setor.
O contrato inclui, além da extensão do prazo da prestação de serviços da Corsan, metas quantitativas de não intermitência do abastecimento, de redução de perdas e de melhoria dos processos de tratamento.
Assinaram o contrato também, gestores dos municípios de Campos Borges, Fontoura Xavier, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, São José do Herval, Soledade, Tapera e Victor Graeff, e em comum, os municípios têm o desafio de sair de zero para 90% em cobertura de serviços de esgotamento sanitário, cumprindo o que determina a legislação do setor. O aporte global será de R$ 300 milhões.
Conforme o prefeito Mário Filho, este contrato é histórico, pois define prazo de validade para problemas existentes no município, como a ausência de saneamento em pontos do bairro São José Operário - elencado entre as prioridades, bem como outras áreas que serão atendidas com os investimentos definidos.
As próximas etapas de investimento devem partir dos setores de planejamento e execução da Aegea.
Texto: João Bóllico
Fotos: Comaja