Encontro entre Assentados e Incra

• Prefeitura mediou encontro decisivo entre Assentados e Incra em Santa Bárbara

Assunto: Interior  |   Publicado em: 07/03/2018 às 16:52   |   Imprimir

A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul mediou importante e decisivo encontro na tarde de terça-feira (06), na sala de reuniões do Sindicato Rural entre agricultores do Assentamento Canta Galo e Incra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

Estiveram presentes e colaboraram com os debates, além do prefeito Mário Filho, vice-prefeita Marivane Kuhn e colaboradora Luize Rodrigues, o superintendente do Incra RS André Murad Bessow, presidente da Famurs Salmo Dias e o representante da Cesa Lúcio do Prado.

Conforme a colaboradora municipal Luize, com contato direto dos produtores rurais pode observar a situação emergencial em que as famílias se encontravam e após negociações com os gabinete do prefeito e da vice-prefeita prestou assistência técnica dentro das possibilidades do setor.

A Administração esteve em Porto Alegre em encontro com a superintendência gaúcha do Incra para avançar soluções e agendar posterior encontro, o qual foi realizado na tarde de sexta.

André Murad conversou com os produtores e esclareceu as dúvidas que as famílias possuíam em relação aos seus lotes de terra e concessões e informou que o próximo passo para a maioria dos produtores é o processo de georreferenciamento, necessário para dar validade nos títulos de terras assentadas.

O superintendente em entrevista enfatizou a importância da Prefeitura colaborar não somente com os produtores, mas com o próprio Incra para facilitar a demanda que existe em todo o Estado e tranquilizar os assentados.

Segundo Mário Filho, a ação da administração em subsidiar debates resolutivos é mais um motivo para acreditar que o governo trabalha pela comunidade como um todo. Mário ressaltou: “faz parte do nosso trabalho, mediar, negociar, ajudar, principalmente em dificuldades que não são propriamente da administração, mas que podemos intervir positivamente”.

Marivane, vice-prefeita que acompanhou o processo de negociação inicial ressaltou que quase todas as famílias já tiveram suas dificuldades resolvidas relacionadas às terras e disse ainda: “isso prova que a comunidade pode confiar na Administração, pode confiar nos gestores e colaboradores e acreditar que juntos a comunidade é mais forte, seja na cidade ou no interior”.

O prefeito Mario agradeceu, ainda no encontro, a cedência do local para a reunião ao presidente do Sindicato Rural Libório Araldi, além das demais autoridades e colaboradores municipais presentes.

Texto e fotos: João Bóllico