Planejamento turístico e gestão de projetos são temas de importantes cursos oferecidos pelo Comaja

• Aprimoramento

Assunto: Gabinete  |   Publicado em: 17/05/2017 às 11:03   |   Imprimir

O Centro de Eventos de Tapera recebeu a região dias 11 e 12 de maio, em dois importantes cursos nas áreas de projetos, recursos e turismo, oferecidos pelo Comaja - Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí. Ao todo foram capacitados mais de 70 gestores públicos, que vão implantar as novas informações em seus trabalhos desenvolvidos nos municípios em que atuam.

Política Municipal do Turismo

Os munícipios que integram a Rota das Terras Encantadas receberam o curso “Construindo a Política Municipal do Turismo”, com a mestre em Turismo Ivane Fávero. A professora e historiadora Linara dos Santos e a colaboradora Lívia Thainara Härter participaram ativamente da capacitação, onde construíram um conhecimento coletivo sobre o assunto.

Além de apresentar as definições, criatividade e inovação no turismo, Ivane abordou principalmente a importância do planejamento turístico para que a atuação do setor público nas comunidades traga resultados sustentáveis, e que beneficiem a comunidade como um todo, e obviamente, atraiam mais turistas.

Conforme a turismóloga a participação dos integrantes foi excelente. Primeiramente eles trouxeram as suas aspirações, também compartilharam suas dificuldades, e mais do que isso, compartilharam suas capacidades e talentos. “Houve uma construção coletiva de um novo conhecimento, que com certeza vai fortalecer o turismo na Rota das Terras Encantadas. Um turismo que beneficie primeiramente a comunidade local das cidades que fazem parte, e consequentemente, acabe satisfazendo ainda mais os visitantes”, destacou a profissional.

Captação de recursos e gestão de projetos

O curso “Formação de Captadores de Recursos e Gestores de Projetos”, foi ministrado por Marciele Dallastra Torres e Marli Burato, diretoras da empresa Êxitos Eficiência em Informação e Tecnologia.

Representaram Santa Bárbara do Sul, o chefe de Gabinete da Prefeitura Goamar Garcia e o assessor de planejamento Bábilo Ferreira.

As palestrantes apresentaram a Plataforma Êxitos, uma ferramenta disponibilizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que concentra as possibilidades de captação de recursos para os municípios, tanto governamentais quanto de iniciativa privada e de órgãos internacionais.

“O objetivo geral do encontro foi capacitar os gestores sobre todo o ciclo de vida dos processos que envolvem captação de recursos, execução de obras e serviços nos municípios, que dependem de recursos do Governo Federal, ou de outros recursos externos. A participação do pessoal foi fantástica. Percebemos que é uma equipe extremamente preocupada em fazer as coisas certas e de fato estar inovando e buscando informações para o desenvolvimento dos municípios”, destacou Marli.

Fonte: Comunicação Comaja