Prefeitura de Santa Bárbara decreta situação de emergência devido à estiagem

  • Prefeitura de Santa Bárbara decreta situação de emergência devido à estiagem

    Assunto: Comunicação  |   Publicado em: 15/01/2020 às 12:09   |   Imprimir

O prefeito de Santa Bárbara do Sul, Mário Filho, esteve reunido  na manhã de quarta-feira (15) com equipes de engenharia, jurídico, Emater, além das Secretarias de Obras e Agricultura e Meio Ambiente, onde analisou dados que o levaram a decretar situação de emergência no município devido à estiagem.

Foram analisados dados captados junto às Cooperativas Cotripal e Cotribá, que apresentaram cenários reais de estimativas de perda do potencial de produção agropecuária. 

Os dados apresentados dão conta de que até o momento as perdas são de: 75% do milho, 50% do soja precoce (soja com plantio até quinze de outubro de 2019), 30% do soja com semeadura geral desde novembro e 30% da produção leiteira.

Mário Filho, juntamente com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Marco Túlio Rosito, participou de uma reunião na Amaja - Associação dos Municípios do Alto Jacuí, na tarde de terça-feira (14), no município de Quinze de Novembro, onde dialogou sobre a importância do decreto e os impactos favoráveis ao agronegócio, pois o ato estabelece garantias e justificativas junto a cooperativas de crédito e bancos.

Mais de 40 municípios já decretaram situação de emergência e o número pode aumentar, conforme dados da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.


Texto: João Bóllico / Foto: Leandro Lui

Assessoria de Comunicação Integrada - Prefeitura de Santa Bárbara do Sul