Entrevista: Secretaria de Saúde

• Secretária de Saúde revela contratempos diante de ausências de pacientes em atendimentos e transportes

Assunto: Comunicação  |   Publicado em: 25/10/2018 às 11:13   |   Imprimir

Na manhã de terça-feira (23) a secretária de Saúde de Santa Bárbara do Sul Juliana Armborst foi recebida pelo assessor de Comunicação e Imprensa João Bóllico na sala de comunicação, no Centro Administrativo para uma entrevista esclarecedora.

Na oportunidade, Juliana conversou com João e apresentou dados afim de através dele e dos veículos de comunicação do município Jornal Minuano e Rádio Blau Nunes, tornar público, alguns contratempos que a secretaria enfrenta diante de ausências de pacientes em atendimentos e transportes regionais e Estaduais. A entrevista não se referiu aos transportes emergenciais realizados pelas ambulâncias.

João: Secretária, quais são estes contratempos enfrentados pela Secretaria?

Juliana: João, a Secretaria tem sofrido quase que diariamente com a ausência de pacientes em exames, consultas e procedimentos eletivos em instituições de saúde da região e em diferentes destinos do estado o que representa também a ausência no transporte, ambas as ausências tiram a oportunidade de outros pacientes que também necessitam. Um detalhe importante é que na maioria das vezes o transporte é confirmado e mesmo assim não há comparecimento.

João: Juliana, onde estas ausências impactam na gestão da Secretaria?

Juliana: Não impacta necessariamente em valores e custos em geral, ou até mesmo em mais ou menos demanda para a Secretaria, pois estamos lá para isso, mas impacta na vida das pessoas tqnato de quem deixou de ir e posteriormente precisará, quanto nas demais que também necessitam de atendimentos e transportes e ficam na fila.

João: Estas ausências podem ser corrigidas anteriormente a viagem ou não?

Juliana: Não, pois demanda um tempo para organização de veículo diante do número de ocupantes e também contato com as instituições de saúde, além de cronograma de horários de saída e carga horária dos motoristas. Existe um complexo sistema para que tudo ocorra de maneira organizada e principalmente para que as coisas aconteçam de verdade, para que sempre tenhamos transporte.

João: Juliana, tens alguns dados para que a comunidade possa observar com mais clareza a demanda de atendimentos fora do município que a Administração auxilia?

Juliana: Temos e alguns números são assustados no aspecto de quantidade e abstenção. Por semana são mais de 150 pacientes encaminhados para fora do município e existe aproximadamente 20% de ausência, mesmo após a confirmação. Em quatro meses de maio a agosto, apenas para Cruz Alta foram 238 viagens e em um total de destinos que passam de 20 foram mais de 1.300 viagens, incluindo inúmeras para a capital Porto Alegre.

João: Como é a organização para agendamento e confirmação de atendimentos e viagens?

Juliana: Os agendamentos acontecem e devem acontecer com antecedência para que a equipe da Secretaria possa organizar os cronogramas de dias, veículos, vagas nos veículos, motoristas e as vezes até mesmo para ajustes finais diretamente com as instituições em que realizarão os atendimentos. Outro detalhe importante, João é a confirmação que deve acontecer um dia antes até ás 12h, por exemplo: se existe um exame marcado para terça-feira, o cidadão deve confirmar a ida até às 12h de segunda.

João: Secretária, qual o desejo da Administração, através da saúde com relação a este tema?

Juliana: Nosso desejo João é que as pessoas possam pensar mais nos outros e na própria saúde para que possamos atender de forma igualitária a nossa comunidade. Nós estamos à disposição para todo e qualquer esclarecimento. Obrigado a você e os canais de comunicação pelo espaço de diálogo com a comunidade.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul, conforme declaração do prefeito Mário Filho, ressalta o compromisso com a comunidade, mas acima de tudo com a igualdade.

A Assessoria de Comunicação e Imprensa agradece Juliana pelos esclarecimentos e aos veículos de comunicação pela atenção com o tema.

Entrevista: João Bóllico / Fotos: Leandro Lui