Os 120 anos da ferrovia de Santa Bárbara do Sul

Em 31 de maio de 1897, a estrada de ferro alcançou o município, influenciando seu desenvolvimento econômico

O jornalista Alício de Assunção mora em Marques de Souza, no Vale do Taquari, mas nasceu e viveu com sua família em Santa Bárbara do Sul até 1980. Seu pai, Alvício Alves de Assunção, foi ferroviário naquela cidade do noroeste gaúcho por 30 anos. Com o apoio da pesquisadora Miriam Loeblein, que também nasceu lá, mas atualmente reside em Novo Hamburgo, Alício nos enviou esta colaboração, que lembra a relevância da data para aquela região.

Em 31 de maio de 1897, a estrada de ferro alcançou Santa Bárbara. Portanto, hoje, comemoram-se os 120 anos da chegada da ferrovia à cidade, situada geograficamente entre Cruz Alta e Carazinho, influenciando decisivamente seu desenvolvimento econômico.

Na época, o trecho fazia parte da primeira ligação, por trem, do Rio Grande do Sul com o Estado de São Paulo. Em 1925, nos meses de março e abril, a estação foi ocupada pela 4ª Companhia, do 1º Batalhão de Força Pública da Bahia, que tinha no comando o tenente Artur Cortes, empenhado na caça à Coluna Prestes. Em meados do século passado, foi também importante ponto de embarque e desembarque para os turistas que procuravam as águas termais de Iraí. A estação era o local de conexão para os veranistas que chegavam a Santa Bárbara do Sul, a maioria oriunda de Porto Alegre, onde eles apanhavam os ônibus que partiam conduzindo os turistas rumo ao balneário. A gare servia, ainda, como significativo ponto de carga e descarga de mantimentos, que seguiam por caminhão para lugares como Palmeira das Missões e Frederico Westphalen.

Por volta de 1958, empresas cerealistas de Porto Alegre, como a Sogenalda e Floresta S.A, e a Marquardt Scherer, de Lajeado, estabeleceram-se na localidade em função da ferrovia.

Em 1894, a ferrovia pertencia a Cie.Sud Oueste Brésilien, passando em 1907 à Cie.Auxiliaire au Brésil. Em 1920, foi integrada à Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, foi absorvida pela Rede Ferroviária Federal. Em 1996, com as privatizações, passou a ser administrada pela empresa América Latina Logística (ALL). Posteriormente, em 2015, a ALL foi absorvida, num processo de fusão com a empresa Rumo Logística, para a criação da Rumo.

O prédio da estação, infelizmente, foi destruído por vândalos há mais de uma década. Até 31 de janeiro de 1959, quando emancipou-se, Santa Bárbara pertenceu a Cruz Alta.

Almanaque Gaúcho – Zero Hora, 31 de maio de 2017.