Chuva deixa sete municípios em situação de emergência no Estado

• Mais de 300mm foram registramos em todo o mês de maio

Assunto: Comunicação  |   Publicado em: 29/05/2017 às 13:01   |   Imprimir

Mais de cinquenta municípios sofreram com os volumes assustadores de chuva registrados nos últimos dias.

Ao todo, sete cidades já decretaram situação de emergência e tentam se recuperar com ajuda de municípios vizinhos.

Panambi, cerca de 27km de Santa Bárbara do Sul, enfrenta sua segunda enchente histórica, onde comércio e comunidade em geral contabiliza os danos após 25 anos da última tragédia.

Em Santa Bárbara do Sul, mais de 260mm foram registrados, segundo a estação meteorológica da empresa Cotripal em menos de cinco dias, onde o maior índice pluviométrico foi detectado dia 26 de maio, sexta-feira, com quase 100mm em um único dia, integrando cidade e interior. Em todo o mês de maio, mais de 300mm foram contabilizados de acordo com moradores.

Na tarde de sábado (27), em meio a chuva, alagamentos, quedas de muros e casas ilhadas, prefeito Mário Filho, juntamente com a vice-prefeita e presidente da Defesa Civil de Santa Bárbara do Sul Marivane Kuhn, convocaram reunião de emergência com secretários, assessores e coordenadores, para avaliar a situação e determinar ações para evitar danos maiores.

Após a reunião, a Assessoria de Comunicação e Imprensa emitiu nota oficial em nome da Administração, onde destacou que a prefeitura atua, através das Secretarias de Obras, Agricultura e Assistência Social diretamente nos casos de calamidade e está preparada, juntamente com demais setores do poder público para agir conforme a problemática.

A nota ressaltou ainda que as equipes da Administração continuam monitorando o clima e estarão a postos para atender de maneira coordenada eventuais sinistros.

Prefeito Mário Filho que também é presidente da Amaja – Associação dos Municípios do Alto Jacuí, entrou em contato com demais prefeitos da região e tomou a iniciativa de contabilizar danos, apurar índices e fazer análises da chuva para regionalizar o tema a fim de buscar apoio caso a previsão indique mais pluviosidade e possa gerar mais danos às comunidades.

Em breve, análise completa da região será divulgada.

Prefeito Mário Filho disse em entrevista que o objetivo maior é conscientizar a comunidade de que a administração está buscando cada vez mais preparo para atender demandas catastróficas, mas ressaltou que a comunidade deve ter responsabilidade em relação ao lixo nas vias urbanas e rurais, além do cumprimento das leis, inclusive a  Municipal 2.332 do  código tributário, o qual prevê o pagamento de uma taxa simbólica de recolhimento de entulho, no valor de R$ 8,31 que por sua vez, contribui para o não entupimento das bocas de lobo em dias de chuva intensa.

Campanhas de conscientização e estratégias de limpeza da cidade e interior são realizadas e intensificadas.