• Administração Municipal de Santa Bárbara entrega dezenas de moradias em plano permanente de habitação

Assunto: Cidade  |   Publicado em: 29/08/2019 às 00:52   |   Imprimir

A Administração Municipal de Santa Bárbara do Sul, em pouco mais de dois anos construiu de modo colaborativo mais de vinte casas para pessoas em vulnerabilidade social, através da Secretaria de Obras em ação conjunta com departamento de Habitação e Secretaria de Assistência Social.

As moradias são projetadas e executadas com recursos próprios do município e são construídas por voluntários ou até mesmo pelos beneficiários, e só saem do papel após laudo social que caracteriza o indivíduo como necessitado. Esta medida busca a igualdade e transparência das ações.

Conforme o prefeito Mário Filho, “este compromisso é mais do que de gestão, mas humano para com os cidadãos mais necessitados, dentro de nossas possibilidades financeiras e jurídicas”, destacou.

Cabe ressaltar que não há lista de cadastro, nem fila de espera. Este trabalho não se enquadra em programas, pois é avulto e é realizado sem prazos. As pessoas são acompanhadas por assistentes sociais e direcionadas à Secretaria de Obras para avaliação.

Neste modelo permanente, dezenas de moradias já foram entregues e se fecha uma lacuna deixada entre 2013 e 2016, quando nenhuma casa foi doada. A expectativa é que muitas ainda sejam ofertadas até dezembro deste ano.

Texto: João Bóllico / Fotos: Sec. Obras