Encontro da Amaja em Santa Bárbara do Sul reuniu prefeitos e demais autoridades da região

• Presidências da Famurs e do TCE – RS, Tribunal de Contas do Estado participaram

Assunto: Amaja  |   Publicado em: 02/06/2017 às 11:43   |   Imprimir

Na manhã de ontem, quinta-feira (01), na sede do Sindicato Rural, em Santa Bárbara do Sul, aconteceu o encontro da Amaja – Associação dos Municípios do Alto Jacuí, onde dezenas de prefeitos, secretários e assessores regionais participaram, além das presidências da Famurs e do TCE – RS, Tribunal de Contas do Estado que dialogaram com as representatividades, além de definições importantes da associação.

Pauta da Amaja

A Amaja, através de convênios e forte relacionamento com os municípios, juntamente com o Comaja - Consórcio de Desenvolvimento Intermunicipal dos Municípios do Alto Jacuí e Alto da Serra do Botucaraí, apresentou as potencialidades do Banrisul - Banco do Estado do Rio Grande do Sul, institucionalização da Famurs, além de orientações básicas para administração pública e debates sobre temas atuais, entre eles segurança pública.

Mais oito câmeras de videomonitoramento em Santa Bárbara do Sul

Projeto de segurança pública da Amaja/Comaja, contemplou Santa Bárbara do Sul com oito câmeras de videomonitoramento avaliadas em R$ 171.840,00 que integrarão o complexo de segurança estruturado no município, o qual facilitará, através de melhoramentos tecnológicos o trabalho da Brigada Militar.

A previsão, de acordo com o diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente do Comaja Everton Lageman, em menos de um mês, metade das câmeras já terão instalações iniciadas nas 18 cidades contempladas.

A ação tem contrapartida dos municípios, mas fortalece a união das cidades pela segurança da região e do estado, destacaram os presidentes da Amaja Mário Roberto – prefeito de Santa Bárbara do Sul e do Comaja Volmar Telles do Amaral – prefeito de Saldanha Marinho.

O secretário Executivo da Amaja, João Schemmer enfatizou o comprometimento dos gestores com a proposta de segurança que avança para sua segunda etapa.

A primeira cidade a receber as câmeras será Tapera, já nesta segunda-feira (05).

Famurs se apresentou institucionalmente

O ex-prefeito de Tio Hugo, superintendente técnico e de relações institucionais da Famurs, Verno Aldair Müller, representando o presidente da organização, Luciano Pinto, apresentou aos prefeitos e demais representantes municipais as potencialidades da entidade, onde classificou como a Casa dos Municípios.

A Famurs é composta por 27 associações regionais. A entidade representa todas as 497 cidades gaúchas, onde reúne prefeitos, vice-prefeitos, secretários, assessores, técnicos e órgãos da gestão pública municipal.

Durante a apresentação, Verno debateu as vantagens de estar ligado à Famurs em questões de economia e melhorias para as cidades, onde apresentou números e índices ao lado dos colegas de entidade.

Tribunal de Contas do Estado em Santa Bárbara do Sul

Como parte do encontro promovido pela Amaja, o TCE-RS, Tribunal de Contas do Estado participou e os auditores públicos Carlos José Marin Filho e Maria da Gloria Ghissoni Deon explanaram instruções sobre economia, gestão e maneiras eficazes de realização dos afazeres públicos, conforme prevê a legislação.

Para o prefeito Mário Filho, gestor anfitrião do encontro, a reunião com tanto conteúdo fortifica as equipes das prefeituras e impulsiona à novas metas.

Texto: João Bóllico

Fotos: João Fogaça