• #Pim15Anos: Em 27 de setembro de 2004, Santa Bárbara era inserida no Programa Primeira Infância Melhor

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 26/09/2019 às 07:40   |   Imprimir

Em setembro de 2004, no dia 27, exatamente há 15 anos, o Goverdo do Estado do RS inseria Santa Bárbara do Sul no Programa Primeira Infância Melhor – Pim.

Santa Bárbara foi um dos primeiros municípios a integrar o programa e na atualidade concentra uma grande atenção voltada ao setor, através de profissionais comprometidos e capacitados. Ao longo destes 15 anos, muitos colaboradores fizeram parte da família Pim, como é conhecido o programa no município.

O programa é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social e visa o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar das crianças.

Foi desenvolvido em 2003, tornou-se Lei Estadual n.º12.544 em 03 de julho de 2006. o Pim está voltado para o desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, e tem como eixos de sustentação a comunidade, a família e a intersetorialidade.

Por meio de visitas, em curto prazo as crianças avançam em linguagem e comunicação, além dos aspectos motricidade, socioafetivo e cognitivo. Em médio prazo apresentam ganhos no desenvolvimento humano e social.

Nesta manhã desta sexta (27), acontece no Gabinete do Prefeito uma cerimonia de reconhecimento ao programa e seus colaboradores pelos 15 anos de histórias.

Texto: João Bóllico / Fotos: PIM