• Fórum de Saúde Mental realizado em Santa Bárbara destacou importância de falar sobre o tema

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/08/2019 às 10:53   |   Imprimir

O primeiro Fórum Regional de Saúde Mental realizado em Santa Bárbara do Sul na terça-feira (20), contou com a presença de centenas de profissionais da área de diferentes municípios da região, integrantes da 39ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A realização do fórum foi da Administração Municipal, através do Hospital Santa Bárbara Beneficente - HSBB e da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol.

O fórum recebeu a presença das coordenadoras Regionais de Saúde e de Saúde Mental Raquel Furiam e Patrícia Morussi, além do prefeito Mário Filho, vice-prefeita Marivane Kuhn, secretárias de Saúde Juliana Armborst e de Educação Carlen Fortes, administrador e gestora técnica do Hospital Santa Bárbara Beneficente Éberson José Saggioratto e Maribel Farias, coordenadoras do Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol psicólogas Jocelaine Veríssimo e Ana Cláudia Both, além de demais colaboradores e lideranças regionais.

Durante o fórum, além da apresentação das ações locais no núcleo de Santa Bárbara, importantes palestras destacaram a importância de discutir a temática e envolver a sociedade nas diferentes circunstâncias em que as turbulências afetam a saúde psicológica.

As falas do médico Clínico-Geral Jorge Alexandre Wink de Mello, médico responsável pelo Núcleo de Saúde Mental do HSBB, psicóloga Édina Matsuo, artista plástica Lenir Witzke e psicanalista Iza Maria Abadi De Oliveira foram cercadas de esclarecimentos sobre a história e atualidade, além de técnicas que envolvem o tratamento de pessoas com necessidades psicológicas.

Ao final, complementaram as falas a juíza de Direito Eveline Radaelli Buffon e delegada Regional de Polícia Civil Caroline Bamberg Machado, onde relacionaram os deveres do Poder Judiciário com a saúde mental.

Para quem quiser conhecer o trabalho do Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol pode entrar em contato pelo telefone (55) 3372-3248. O Núcleo conta com profissionais de psicologia, serviço social, enfermagem e educação física. Com funcionamento das 7h às 13h.

Texto: João Bóllico / Fotos: João Bóllico/Leandro Lui