SAÚDE MENTAL NO JANEIRO BRANCO

  • Janeiro Branco em Santa Bárbara do Sul

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 12/01/2018 às 07:28   |   Imprimir

O Janeiro Branco é uma campanha dedicada à mobilização da sociedade em favor dos temas envolvendo a Saúde Mental, em prol da prevenção do adoecimento emocional da humanidade.

É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como uma maneira de compreender o individuo em sua totalidade. Dessa forma o Janeiro Branco pretende trazer para a sociedade a discussão dos temas envolvendo a saúde mental, fazendo com que as pessoas discutam/reflitam e atualizem suas idéias envolvendo o tema.

Por que Janeiro Branco?

“O mês de janeiro foi escolhido a dedo para a campanha, por alguns motivos. O primeiro é que em janeiro, as pessoas têm a sensação de um novo começo, novos planos e novo estilo de vida. Os criadores da campanha quiseram aproveitar esse clima para que as pessoas comecem o ano pensando também em sua saúde mental. Além disso, muitas pessoas passam pela melancolia de fim de ano e janeiro é um momento em que muitas estão fragilizadas por isso, sendo esse o momento ideal para buscar ajuda profissional e começar a cuidar da mente”. (FIQUEIREDO, Priscila 2017 )

Já a cor branca representa o quadro em branco, o papel em branco, no qual escreveremos ou desenharemos uma nova história da saúde mental, sem os tabus e preconceitos que a cercam.

A campanha Janeiro Branco justifica-se como uma importante ação preventiva em relação a essas graves questões e, fundamentalmente, como uma necessária campanha voltada à promoção de mais Saúde Mental nas vidas das pessoas e à democratização, em meio à humanidade, dos conhecimentos relacionados a esse objetivo.

Diante desse importante tema a equipe da UBS/Núcleo de Saúde Mental Morada do Sol adere à campanha na busca de esclarecer sobre a importância de superar os tabus que envolvem a Saúde Mental. No mês de Janeiro a equipe multiprofissional do Serviço está disponível para o acolhimento dos Santabarbarenses do horário das 7h às 13h de segunda-feira à sexta-feira.

Últimas Notícias sobre Saúde