• Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo inicia ações da Sala do Empreendedor

Assunto: Notícia  |   Publicado em: 26/08/2021 às 12:27   |   Imprimir

Com a presença dos consultores do Sebrae de Ijuí, Anderson Felipe Cezar Coracini e Marília Dorneles Rigodanzo, a Secretaria de Indústria, Comércio de Turismo de Santa Bárbara do Sul iniciou as ações da Sala do Empreendedor, espaço único da prefeitura municipal com atendimento ao empreendedor com parcerias estratégicas.

Conforme o secretário da pasta, Genilson Bender (Diny) as ações iniciais foram a capacitação dos colaboradores da Secretaria para o atendimento junto aos cidadãos. A equipe será formada pelos servidores João Dorneles Neto, Lívia Thainara Quadros e Nathália Corvalão.

Objetivo da Sala do Empreendedor

Adotar medidas que simplifiquem o atendimento aos pequenos negócios está previsto no artigo 179 da nossa Constituição Federal. Apoio que visa incentivar empreendedores pela simplificação de suas obrigações administrativas e tributárias.

A burocracia excessiva pode criar entraves ao desenvolvimento de um município se seus procedimentos e exigências demonstram-se prejudiciais para o empreendedorismo. O exagero da rigidez nos processos de abertura e formalização de empresas faz com que existam mais empreendedores atuando na irregularidade, desencorajando principalmente as micro e pequenas empresas.

Sala do Empreendedor, espaço único

A Sala do Empreendedor é um espaço único da prefeitura municipal de atendimento ao empreendedor e com parceiros estratégicos. Disponibiliza acesso facilitado à informação, orientação, qualificação, regularização de suas atividades, dentre outros serviços. Tem como objetivo a desburocratização e simplificação de todo processo de constituição, alteração, baixa e licenciamento de empresas. Ela precisa ser o espaço de referência do empreendedor, um lugar de relacionamento entre a prefeitura municipal junto à sociedade, além de criar um ambiente mais favorável ao empreendedorismo e desenvolvimento dos pequenos negócios no município.

O secretário Diny destacou que o desenvolvimento da economia do município passa por processos mais simples e integrados, e implantar ações de melhoria do ambiente de negócios é papel do poder público.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Sul, junto ao Sebrae é parceira na otimização das ações, afinal, negócios fortes fazem um município mais forte.

Para mais informações, ligue: (55) 3372-3200.

Texto e foto: João Bóllico