• Abertura da exposição Pelos Trilhos do Rio Grande trouxe nostalgia em Santa Bárbara do Sul

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 27/06/2019 às 17:30   |   Imprimir

A exposição fotográfica Pelos Trilhos do Rio Grande do jornalista Alício de Assunção chegou a Santa Bárbara do Sul e teve abertura oficial na manhã de quinta-feira (27), na Casa da Cultura e contou com grande público.

Participaram da abertura o prefeito Mário Filho, vice-prefeita Marivane Kuhn, primeira-dama e vereadora Marilei Tonon Utzig, secretária de Educação Carlen Fortes, colaboradores públicos, alunos das escolas Estaduais de Santa Bárbara e pessoas da comunidade.

Inicialmente a historiadora Linara Cristina dos Santos contextualizou a importante história das linhas de trem em Santa Bárbara, através de banners expostos os quais ela explicou individualmente.

Além dos banners e lindas imagens registradas por Alício ao longo de sua trajetória de valorização dos espaços férreos no Estado, o departamento de Cultura, através dos profissionais Janete Pazinato de Sá e Gustavo Engelmann, produziu um cenário que levou os participantes diretamente para a história, onde até mesmo os trilhos foram reconstituídos com ferros, dormentes e pedras no palco da Casa da Cultura.

Compôs o cenário ainda, o banco original da plataforma da Estação Ferroviária de Santa Bárbara, o qual acomodou Alício, Geni de Souza e o jornalista João Bóllico que apresentou e mediou a conversa.

Geni de Souza foi a primeira mulher a atuar profissionalmente na Estação Férrea e compartilhou histórias e momentos de superação enquanto agente de estação.

Alício contou suas experiências e os fatos marcantes da história que, inclusive os levaram a criar a exposição itinerante.

O prefeito Mário Filho agradeceu o empenho da equipe envolvida em proporcionar este resgate cultural, sentimental e rico da história, além de parabenizar Alício pela exposição e Geni pela partilha de vida.

Alício e Geni agradeceram os envolvidos, em especial a Administração pelo engajamento de tornar possível propagar as vivências que foram mais importantes para o desenvolvimento do município.

A exposição Pelos Trilhos do Rio Grande fica à disposição da comunidade santa-barbarense até dia 05 de julho, na Casa da Cultura Escritor Lauro Prestes Filho de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Contempla a exposição os banners que recontam a história de Santa Bárbara do Sul no contexto ferroviário.

Texto: João Bóllico / Fotos: João Bóllico e Leandro Lui