Celebrados os 10 anos do Museu

• Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul completou 10 anos

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 18/09/2018 às 12:15   |   Imprimir

Completou 10 anos nesta terça-feira (18) o Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul.

A solenidade de celebração aconteceu no Museu, onde houve apresentação da Orquestra Canção e Vozes do Futuro e contou com a presença de autoridades e comunidade em geral.

Na oportunidade, estiveram presentes a vice-prefeita de Santa Bárbara do Sul Marivane Kuhn a qual representou o prefeito Mário Filho, patrona do Museu Ana Christina Utzig Dumoncel, secretária de Educação Carlen Fortes, coordenadora do Departamento de Cultura Janete Pazinato de Sá, primeira-dama e vereadora Marilei Tonon Utzig e a professora e historiadora Linara Cristina dos Santos.

Durante a solenidade a historiadora Linara recebeu flores da coordenadora Cultural Janete em forma de agradecimento pelos serviços prestados nos últimos anos.

A patrona do Museu, Ana Christina (Tina) ao fazer uso da palavra, emocionada, destacou os desafios de iniciar o projeto ainda em 2005 e concretizar em 2008, ainda com os gestores prefeito Mário Filho e vice-prefeito Olívio Polydoro.

Tina citou ainda a importância das famílias que contribuíram com a construção da história e reiterou a dedicação que a comunidade possui em manter o espaço de história, aprendizado e cultura aberto e à disposição das pessoas por mais inúmeras décadas.

Ao final de sua fala, Tina que é Artista Plástica entregou ao Museu e às autoridades uma obra de arte de sua autoria, onde em forma de quadro, em mosaico, a marca dos 10 anos é evidenciada.

A vice-prefeita Marivane Kuhn em sua fala destacou a importância do trabalho persistente das profissionais de educação em sonhar e concretizar o Museu. Espaço que conta o passado e contribui com o futuro.

Marivane entregou à Tina uma placa em homenagem aos trabalhos realizados após uma década da inauguração do espaço.

Após as celebrações o Museu esteve aberto à comunidade com exposição em homenagem a Semana Farroupilha, da obra “El Gaucho” da artista uruguaia Maria Elena La Torre de Rodriguez, bem como demais espaços.

Visitações

Toda a comunidade é convidada a visitar o Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul (MAHSBS) que é aberto de segunda a quinta-feira das 7h às 17h e nas sextas-feiras das 7h às 13h com entrada gratuita. Visitações em grupos apenas com agendamento prévio, através do telefone (55) 3372-2662.

Texto: João Bóllico / Fotos: João Bóllico/Leandro Lui