Museu celebra 10 anos

• Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul celebra uma década

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 13/09/2018 às 08:35   |   Imprimir

O Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul (MAHSBS) foi inaugurado em 18 de setembro de 2008, por iniciativa da professora Ana Christina Utzig Dumoncel na Administração dos então gestores Mário Filho e Olívio Polydoro.

No decorrer dos anos, o Museu foi se tornando referência de pesquisa e conhecimento para a população santa-barbarense e regional. Atualmente conta com mais de 150 peças doadas e catalogadas no acervo. No arquivo existem quase 800 documentos, fotografias e livros catalogados, entre eles, a obra rara “Notícia Descritiva da Região Missioneira na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul” de Evaristo Affonso de Castro, publicado em 1887.

O Arquivo conta ainda com outras obras para consulta local, como as que constituíam a Biblioteca particular do escritor Lauro Prestes Filho, que foi doada ao museu. Outro importante acervo documental são as encadernações anuais do Jornal Minuano desde sua fundação em 1980. Os jornais são excelentes fontes de pesquisa, pois trazem, relatados em suas páginas, uma periodicidade da vida cotidiana e de fatos históricos que ocorreram no município nas últimas décadas.

O Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul (MAHSBS) oferece aos usuários um serviço especializado. A historiadora e professora Linara Cristina dos Santos, responsável pelo Museu, auxilia em projetos de políticas públicas, realiza visitas guiadas e orienta pesquisas acadêmicas.

O prefeito Mário Filho, em entrevista destacou o patrimônio histórico e cultural que Santa Bárbara possui, principalmente em suas paisagens, mas em especial no Museu que completa 10 anos e foi implantado em uma de suas oportunidades como gestor municipal. “O nosso Museu é um espaço dedicado a contar nossa história e manter em sintonia o que passou com o nosso presente para melhorarmos o futuro”, destacou.

Celebrações de 10 anos

O Museu irá realizar uma solenidade para celebrar a década de trabalho desenvolvido na terça-feira (18), às 10h, no Museu, na Rua Alcides Neves, 86, centro.

Na oportunidade, estará exposta, em homenagem a Semana Farroupilha, a obra “El Gaucho” da artista uruguaia Maria Elena La Torre de Rodriguez.

Toda a comunidade é convidada a prestigiar e visitar o Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul (MAHSBS) que é aberto de segunda a quinta-feira das 7h às 17h e nas sextas-feiras das 7h às 13h com entrada gratuita. Visitações em grupos apenas com agendamento prévio, através do telefone (55) 3372-2662.

Texto: João Bóllico/Linara Cristina / Fotos: MAHSBS/Divulgação