Projeto Viajando Pela Rota

• Projeto Viajando Pela Rota foi lançado em Santa Bárbara do Sul

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 23/08/2018 às 11:40   |   Imprimir

O projeto Viajando Pela Rota é desenvolvido pela Consórcio Rota das Terras Encantadas em parceria com as Secretarias de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e também Indústria, Comércio e Turismo de Santa Bárbara do Sul.

O lançamento oficial do projeto em Santa Bárbara aconteceu na quinta-feira (16), onde foi realizado o City Tour, onde crianças do quarto ano do Colégio Estadual Blau Nunes visitaram o Largo Ildefonso Gomes Moreira onde ficam as sedes dos Poderes Executivo e legislativo, bem como antigamente o Judiciário.

Na oportunidade foram recepcionados pela vice-prefeita Marivane Kuhn que explicou a importância do projeto que engrandece o turismo e a cultura de Santa Bárbara do Sul.

Ao seguir com o passeio na cidade, as crianças visitaram o Ginásio Municipal Mário Brum, Estádio Municipal engenheiro José Antônio Dumoncel, Paróquia Santa Bárbara, Hospital Santa-barbara Beneficente, Praça Cel. Victor Dumoncel Filho, Casa do Coronel Victor Dumoncel, Museu e Biblioteca Municipal e em seguida, rumo ao interior, pela rota dos tropeiros em direção ao arroio Dois Irmãos, na comunidade de Álvaro Nunes Pereira.

Na ponte estrada de ferro, o artista Gustavo Engelmann encenou a décima do acidente de trem de 1953 e na Igreja São João Batista, as crianças acompanharam as histórias e lendas que envolvem o santo missioneiro.

Ainda na comunidade de Pereira, no Parque da Afumsabá, os alunos acompanharam a fala da agente da Corsan doutora Química Graciele Diana Funck que esclareceu sobre água e preservação e, por fim, realizaram um piquenique coletivo em um dos incríveis espaços do parque.

O projeto

A proposta do projeto visa ainda, além do conhecimento sobre história e turismo, a integração entre escolas municipais e estaduais e, entre municípios que compõe o Consórcio.

Os alunos participarão de um concurso e concorrerão a prêmios, através da produção de um desenho nas categorias de turismo urbano, rural e cultural.

Texto e fotos: João Bóllico