Cultura vive um novo momento em Santa Bárbara do Sul

• Departamento Cultural

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 03/08/2017 às 09:54   |   Imprimir

A cultura está começando a viver uma nova realidade em Santa Bárbara do Sul. Fruto do trabalho de uma equipe que tem sob sua responsabilidade a Biblioteca Municipal, o Museu e a Casa de Cultura, o trabalho tem obtido destaque aos olhos do público santa-barbarense e regional.

Nesses primeiros sete meses, muito já se pôde observar da ênfase que vem sendo dada às atividades culturais: a equipe do Departamento Cultural, embora setorizada, viabilizou o Projeto Museu na Estrada, a “Casinha Temática” na Praça Central com contação de histórias e passeios de Dindim na Páscoa, a apresentação das crianças na “Feicas Kids”, criou o Grupo de Teatro Municipal “Celeiro das Artes”, só para ilustrar parte dos trabalhos. O Projeto Lê Santa Bárbara e as três exposições Itinerantes realizadas esse ano, também merecem ser mencionadas como fruto do trabalho criativo do Departamento Cultural.

Além disso, dois momentos ainda serão marcantes em 2017, quando da realização da Semana da Cultura em parceria com o Sesc (de 20 a 27 de agosto) e da Semana Farroupilha, que contará com uma grande encenação da Batalha de Porongos, no Capão onde os tradicionalistas se reúnem para receber a Chama Farroupilha.

Para fortalecer e embasar ainda mais as atividades que serão realizadas de agora em diante, foi criado e tomou posse no último dia 26 de julho, o Conselho Municipal de Cultura, equipe que tem a função de deliberar sobre os assuntos relacionados à área Cultural do Poder Público.

“A demanda cultural é enorme no município e a equipe do Departamento Cultural está sempre pensando em novos projetos, ideias inovadoras, que acabam esbarrando na falta de dinheiro, o que é uma realidade geral no País. A Criação do Conselho, além de atender uma exigência Legal, com certeza nos trará maior inspiração para termos ainda mais ideias e viabilizarmos a busca de recursos, principalmente junto à iniciativa privada, após mostrarmos a toda comunidade o quanto esse trabalho está sendo sério e importante para o desenvolvimento do município como um todo” salientou Guinho Carvalho, um dos Coordenadores do Departamento Cultural e integrante do Conselho Municipal de Cultura.

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA

Presidente – Luis Gustavo Engelmann; Vice-Presidente – Cleide Alves de Souza Staforti; Secretária – Ana Cristina Utzig Dumoncel; Conselheiros Titulares – Robson de Moura, Bruna Assinck, Luis Augusto Rodrigues Carvalho, Gabriela Polmann Bezarro e Bruna Huppes Possamai; Conselheiros Suplentes – Janete Pazinato de Sá, Linara Cristina dos Santos, Carla Elisa Martins, Maicon Hescher e Ronaldo Oliveira.

O Conselho Municipal de Cultura se reunirá a cada dois meses, ou de forma extraordinária quando necessário, conforme calendário já estipulado durante essa primeira reunião dos Conselheiros.

Texto e foto: Guinho Carvalho

Departamento de Cultura