Livro entregue ao acervo municipal traz registros de mais de 980 partos realizados por Amanda Viana dos Santos

• Futuro espaço contará a trajetória de uma das mulheres mais importantes para a história de Santa Bárbara do Sul

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 05/04/2017 às 21:04   |   Imprimir

No dia 24 de março, sexta-feira, o Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul, recebeu a doação do “Livro de Registro de Partos” que pertenceu a Amanda Viana dos Santos.

O livro contém 986 registros de nascimentos entre os anos de 1938 e 1968.

Amanda, como era conhecida, atendeu como parteira por mais de 30 anos em Santa Bárbara do Sul. Por suas mãos nasceram uma parcela considerável de uma geração de santa-barbarenses.

Por se tratar de um acervo de grande relevância, o livro será disponibilizado, em breve, para pesquisa em versão digital no site da Prefeitura Municipal.

Segundo a historiadora de Santa Bárbara, Linara Cristina dos Santos, o museu terá um espaço especial dedicado à Amanda Viana dos Santos por entender a sua importância histórica, através dos relevantes serviços prestados à comunidade Santa-barbarense ao longo das décadas.

Na foto, Linara recebe o Livro de Partos das netas de Amanda, Lúcia Helena Ribas dos Santos e Liane dos Santos Risso.

João Francisco Bóllico