Lançado em Santa Bárbara do Sul o Projeto Museu na Estrada

• Projeto vai impulsionar educação, cultura e turismo

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 06/02/2017 às 12:20   |   Imprimir

Lançado na segunda-feira, 30 de janeiro, o Projeto Cultural Museu na Estrada encantou os visitantes das localidades.

A viagem a história da cidade percorreu pouco mais de 30 km por vários pontos importantes do município. No roteiro, lugares que fazem parte de um conjunto de acontecimentos que marcaram época em Santa Bárbara do Sul e que repercutem em todo o Estado e país.

A Fazenda de Santa Bárbara de Atanagildo Pinto Martins, que se tornou um dos primeiros moradores da região e que deu origem ao município de Santa Bárbara do Sul depois é um dos locais visitados, as reduções jesuíticas, a ponte estrada de ferro, a imagem missioneira de São João Batista e a ponte estrada de ferro em formato de arco, compõe parte do percurso que retrata o contexto histórico, além da estação de Maquinista Severo.

Os passeios serão realizados uma vez por mês, acompanhados de guia que narra a história de cada lugar. O lema do projeto é “Escolha a sua rota e se encante com a história do município”.

O público-alvo do projeto, segundo a equipe organizadora, são alunos do ensino fundamental da rede municipal e o objetivo é inserir estes estudantes de maneira dinâmica na história da cidade

A vice-prefeita Marivane, que participou do roteiro, destacou que além de proporcionar cultura e aprendizado, a ação vai promover o turismo regional.

A partir de março, a comunidade em geral também poderá percorrer o trajeto que compõem o projeto museu na estrada.

A ação é coordenada pelo departamento cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Santa Bárbara do Sul.

João Francisco Bóllico