Projeto Museu na Estrada será lançado nesta segunda, 30

• Roteiros por belas paisagens realizarão viagens à história

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 28/01/2017 às 19:05   |   Imprimir

Narrar as belezas do município e contar histórias que irão proporcionar surpresas, desde calafrios, até enormes gargalhadas. Este é o objetivo do projeto inovador, cultural e de incentivo ao turismo, “Museu na Escola” que será lançado às vésperas dos 58 anos de Santa Bárbara do Sul, na manhã desta segunda-feira, dia 30.

O lançamento está voltado a pessoas relacionadas ao Poder Executivo, Legislativo, gestores e convidados, posteriormente, semanalmente, a comunidade poderá participar.

O Museu e Arquivo Histórico de Santa Bárbara do Sul, com o projeto “Museu na estrada” visa levar os visitantes onde aconteceu a história e fomentar o turismo no município. O público-alvo serão alunos de 4º, 5º e 6º ano do Ensino Fundamental e comunidade em geral.

São três rotas históricas para visitação: Rota 1: Pereira - Maquinista Severo, na ponte da estrada de ferro sobre o rio Dois Irmãos; Parque Afunsabá com trilhas e identificação de árvores nativas e chegada na cachoeira do rio Dois Irmãos; Visitação a imagem missioneira de São João Batista na capela em Álvaro Nunes Pereira; Visitação na Fazenda das Picaças; Ponte da estrada de ferro sobre o rio Jacuí Mirim em Maquinista Severo; Passo das tropas no rio Jacuí Mirim e antigo pouso de tropeiros na propriedade da Família França.

Rota 2: Figueiras – Porongos. Visitação ao Capão de Porongos com a narrativa da história do combate de Porongos; Visitação na antiga casa do agente da estação férrea de Porongos; Cemitério de Porongos; Visitação na estação ferroviária de Belizário (divisa Santa Bárbara do Sul e Panambi); Fazenda Santa Amélia e casa de Rodolfino Azambuja, em Figueiras, com a apresentação da “vida de um tropeiro”.

Rota 3: Passo da Palmeira. Visitação ao cemitério da Família Dumoncel na sede da antiga fazenda Capão Grande; Visita à Fazenda Belo Horizonte, através do projeto da Fundação Maria Dumoncel Neves “Viva um dia de estância” e Mostra do acervo da Família Dumoncel.

Os passeios serão realizados uma vez por mês, acompanhados de guia que narra a história de cada lugar. O lema do projeto é “Escolha a sua rota e se encante com a história do município!”

O projeto é coordenado pelo departamento cultural da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer de Santa Bárbara do Sul.

Mais informações sobre o projeto, através do telefone (55) 3372-3237.

João Francisco Bóllico