Artigo especial: Lixo doméstico, conscientizar é a solução!

A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias, que fazem toda a diferença. Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.

Grande parte dos resíduos sólidos gerados em nossa casa podem ser reaproveitados, a reciclagem é fundamental para a conservação do meio ambiente, para a saúde pública e para a economia do país, economiza recursos naturais e gera renda para os catadores de lixo. 45 a 55% dos resíduos sólidos urbanos são compostáveis, 30 a 35% dos resíduos urbanos gerados são recicláveis e 15 a 20% dos resíduos são rejeitos, ou seja, não possuem reaproveitamento.

A destinação final inadequada dos resíduos domésticos, industriais e de construção civil é um dos agravantes da degradação do meio ambiente, podendo causar grande impacto negativo e contribuir grandemente na proliferação de vetores transmissores de doenças, como a dengue, zika vírus, chikungunya, e de animais peçonhentos como cobras, escorpiões, ratos, pulgas, baratas, bicho do pé e aranhas.

Hoje deixamos algumas dicas para que você saiba o que fazer com os resíduos gerados em sua residência e/ou estabelecimento comercial:

- Lâmpadas queimadas – devem ser retornadas ao estabelecimento de venda;

- Eletrônicos e eletroeletrônicos – destinadas a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em campanhas específicas;

- Embalagens plásticas, papel, papelão, aço, alumínio e vidro – devem ser encaminhados para reciclagem;

- Sobras de alimentos e chás, papel toalha e guardanapos, folhas e cascas – são resíduos compostáveis, utilize para fazer seu próprio adubo orgânico.

- Fraldas, absorventes e lixo de banheiro, esponja de limpeza e luvas de borracha, plástico filme, papel alumínio, porcelanas, cerâmica espelhada e fita adesiva – são rejeitos, encaminhe para a coleta seletiva.

Faça sua parte, colabore para uma cidade mais limpa e sustentável!

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está à disposição para sanar dúvidas, também através do contato: (55) 3372-3227.

Por: Laise Maria Bolis - Fiscal Ambiental e Rosane Almeida de Moura - Engenheira Florestal