Jogo da baleia azul: o alerta geral à juventude

• Jogo tem levado jovens a cometer suicídio.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 19/04/2017 às 22:57   |   Imprimir

De acordo com o jornal Zero Hora, os jovens não escondem o horror se o assunto é relacionado ao suicídio adolescente. Trata-se do Jogo da Baleia Azul, que está se espraiando mundo afora pelas redes sociais. Especula-se que mais de uma centena de suicídios na Rússia e até alguns casos no Brasil tenham ligação com a brincadeira macabra, uma espécie de gincana com tarefas a serem cumpridas ao longo de 50 dias. As "missões" seriam orientadas por um curador, que verificaria se os resultados alcançados pelos jogadores são satisfatórios, e apresentariam graus de dificuldade variados: assistir a filmes de terror, acordar de madrugada, desenhar baleias, criar inimizades e se automutilar. O 50º e último desafio seria o de tirar a própria vida.

Nos últimos dias, a polícia passou a investigar alguns casos que poderiam estar ligados à prática do jogo no Brasil. Nesta semana, por exemplo, teriam ocorrido em um único dia sete tentativas de suicídio entre adolescentes em Curitiba. Também há investigações no Rio de Janeiro, no Mato Grosso e na Paraíba.

O jogo da Baleia Azul é deletério, porque leva os jovens a uma coisa de assumir o risco, cumprir etapas, incluindo automutilação e autoagressão.

Prefeito Mário Filho e vice-prefeita Marivane Kuhn, ao tomarem conhecimento da magnitude do caso, reiteraram que as equipes de saúde, assistência social e educação e de maneira geral, a administração estão à disposição da comunidade, em especial do público jovem para quais quer esclarecimentos e ajuda, caso seja necessário e principalmente, de maneira anônima.

Mais informações através do telefone (55) 3372-3210.

João Francisco Bóllico